Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Cristina Rodrigues constrói “A Gaiola” com 25 violas amarantinas

1.JPGA artista Cristina Rodrigues, que estará até ao final do mês de junho em Amarante, está a construir, no seu ateliê situado num espaço anexo ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a sua próxima instalação, intitulada "A Gaiola", composta por 25 violas amarantinas de cor marfim, desenhadas à mão.

Apaixonada pela etnografia de Amarante, Cristina Rodrigues criou recentemente “A Manta Amarantina”, uma instalação em grande escala, executada em conjunto com as tecedeiras da freguesia de Fridão, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Município. A peça integrada na exposição “O Céu desde à Terra”, e realizada a propósito das comemorações dos 25 anos da classificação, pela UNESCO, do Mosteiro de Alcobaça como Património da Humanidade, estará patente ao público até 31 de agosto.

Com a recente exposição “Guardian Angels” a artista viu uma das suas obras, intitulada "In Your Shoes" ser aclamada por feministas britânicas. "In Your Shoes", dedicada à mulher contemporânea da classe trabalhadora, está instalada na sala de jantar da Mansão de Tatton Park, em Inglaterra, é composta por um tapete têxtil criado a partir de fitas de cetim brancas e negras sobre as quais estão colocados 200 sapatos de porcelana. Nas palavras da artista: "Um exército de mulheres...", os sapatos alinhados hermeticamente quase parecem um batalhão de mulheres que se move em direção ao futuro. A artista revê-se nesta instalação como uma das mulheres trabalhadoras do seu tempo, um tempo de mudança e reflexão para a condição e papel social da mulher.

Cristina Rodrigues é um nome bem conhecido da arte contemporânea Portuguesa. A artista e arquiteta sediou-se em Manchester, no Reino Unido, há seis anos, e foi naquela cidade que construiu um percurso académico e artístico internacional.

A sua carreira conta com passagens pelo GDMOA, Guangdong Museum of Art, na China (2013); pelo MUDE, Museu do Design e da Moda (2013); pelo MNA, Museu Nacional de Arqueologia (2013/2014); pela Zweigstelle Berlin (2014); pela Catedral de Manchester (2014) e, mais recentemente, o seu trabalho está em exposição no Mosteiro de Alcobaça (18 abril - 31 agosto 2015) e na Mansão Senhorial de Tatton Park, em Inglaterra (21 maio - 4 outubro 2015).

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.