Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Dias 8 e 9 de Julho acontece o Há Festa na Aldeia de Burgo, Felgueiras

HFAAA.jpgTrata-se de um projecto de dinamização rural de territórios que, pela geografia próxima a grandes centros urbanos, foram estrangulados ao longo do tempo.

A ADER-SOUSA, Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, juntou-se a esta iniciativa, englobando as três aldeias do seu território de actuação – Burgo (Felgueiras), Castromil (Paredes) e Figueira (Penafiel).

Tendo em conta a sua localização e as particularidades de cada região, desenhou-se uma iniciativa que permitisse, recuperando os usos e saberes tradicionais, reforçar economicamente estas regiões, promover o emprego e desenvolver o turismo.

Baseada na teoria da Mudança, uma estratégia que coloca os habitantes das aldeias como principais agentes da mudança, são feitas várias formações ao longo do ano para que a promoção do espaço se ligue directamente ao desenvolvimento e capacitação das pessoas.

Durante os festivais Há Festa na Aldeia são apresentados os resultados do trabalho da comunidade.

A marca HFA mostra o que de melhor se faz nestes territórios: a descoberta do património, gastronomia, artesanato e música regionais, a provar que o que é nacional é mesmo bom (sobretudo as pessoas, as que fazem e acontecem, as que visitam e todas as que se entregam em gesto de amor).

O ciclo de festas começou em Junho, em Vilarinho de São Roque(Albergaria a Velha). Depois de Burgo, segue-se Areja (Gondomar) nos dias 15 e 16 de Julho, Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira) nos dias 12 e 13 de Agosto, terminando em Ul (Oliveira de Azeméis) a 9 e 10 de Setembro.

Em Vilarinho de São Roque, Areja, Porto Carvoeiro e Ul, o Há Festa entra pela mão de uma Associação congénere, a Adritem – Associação de Desenvolvimento Regional das Terras de Santa Maria, sempre em parceria com os Municípios e Comunidades locais, sendo que é a ATA - Associação de Turismo de Aldeia, a promotora que dissemina o projecto pelas Associções de Desenvolvimento Local espalhadas pelo país.

Há Festa na Aldeia

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.