Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Felgueiras assistiu ao Encontro de Cantadores de Reis no primeiro fim de semana do ano

3338.original.jpgMais de duas dezenas de instituições do concelho participara no encontro de Cantadores de Reis que se realizou nos dias 06 e 07 de janeiro, na Lixa e em Felgueiras.

 

A atividade contou com a presença do autarca de Felgueiras, Inácio Ribeiro que entregou os prémios de participação e referiu que “preservar a nossa cultura é manter uma identidade e preparar o futuro. Segundo ele, as atividades culturais realizadas com grupos e instituição da terra têm um valor acrescido”.
Na ocasião o edil realçou que “a cultura, a tradição e a boa disposição são os fundamentais para o progresso cultural do concelho e estes espetáculos trazem dão uma envolvência inconfundível aos espaços onde são dinamizados”, neste caso, a Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra e a Casa das Artes de Felgueiras.
Felgueiras viveu duas noites onde a cultura tradicional prevaleceu. Mais de 20 instituições do concelho apresentaram-se nos espetáculos vestidos a rigor e com um reportório musical devidamente ensaiado para desejar um bom ano ao executivo e aos felgueirenses.
Este ano participaram no evento, que decorreu na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra os seguintes grupos: Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa; ADESBORBA – Associação para Desenvolvimento de Borba Godim; Casa do Povo da Lixa; Liga dos Combatentes – Núcleo da Lixa; Casa Srª do Alívio – Associação de Desenvolvimento Social; Casa do Povo de Macieira da Lixa; Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes; Rancho Folclórico de Macieira da Lixa.
Na Casa das Artes de Felgueiras atuaram a Universidade Sénior Autodidata de Felgueiras; Rancho Infantil da Casa do Povo de Jugueiros; Conservatório de Música de Felgueiras; Rancho Folclórico das Pegadinhas do Ribeiral; Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova; Rancho Folclórico de Stº André de Friande; Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados; Associação Juventude Mariana Vicentina; Agrupamento de Escuteiros de Margaride; Rancho Folclórico de Stª Luzia de Airães; Centro Social e Cultural dos Trabalhadores da CMF; SIRGO-Associação Social, Cultural e Defesa do Património de Sendim; Rancho Folclórico de Varziela; RFM – Rancho Folclórico de Margaride – Felgueiras; Associação de Solidariedade Social Bairro João Paulo II; Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra.

CM Felgueiras