Jovem de Paços de Ferreira apresenta livro sobre doença metabólica muito rara
No próximo sábado, dia19 de Novembro, às 18 horas, Patrícia Pereira, uma jovem de residente na freguesia de Carvalhosa, Paços de Ferreira, apresentará, no salão nobre dos Paços do Concelho, o seu primeiro livro de autor, intitulado "Viver e Conviver com o desconhecido".
O livro relata, na primeira pessoa, a experiência de lidar com uma doença metabólica muito rara, denominada "acidúria orgânica 3 hidroxi 3 metilglutárica" (3HMG).
"É a história de alguém, que com a ajuda da sua família, e principalmente dos seus pais, e dos seus médicos, foi aprendendo a viver com o "desconhecido", todos tivemos medos, mas todos juntos fomos crescendo e aprendendo, e descobrindo todos os dias algo novo sobre esta doença" afirma a autora. "Não me proíbe em nada de ser quem quero ser, faz-me sentir estranha, desconfortável, mas não altera a minha vida. "Obriga-me" a ser mais responsável, a cuidar mais de mim, mas no fundo sou uma mulher normal, sou tudo aquilo que quero ser", conclui Patrícia Pereira.
A jovem escritora é natural de Penamaior, freguesia de Paços de Ferreira, apesar de ter nascido na Maternidade de Júlio Dinis, no Porto. Na terra natal, onde viveu durante cinco anos, até a família decidir viver na freguesia vizinha de Carvalhosa, passou momentos inesquecíveis na infância e "venceu" aquela que foi a primeira grande etapa da vida. Foi em Penamaior que frequentou e concluiu a escola primária.
Em 2009, Patrícia Pereira concluiu o 9º ano, no curso de Cozinha e Pastelaria, no instituto Nun'Alvres, em Santo Tirso, e foi também nessa altura, após o fim do curso, que voltou a Paços de Ferreira para ingressar na Escola Profissional Vértice, em Animação sociocultural, e concluir o ensino secundário.
"Resolvi escrever este livro para chamar a atenção de uma doença desconhecida do grande público e ainda desconhecida de alguns sectores da Medicina, embora, no nosso país, haja cada vez mais crianças afetadas por esta doença genética. Quero dar um contributo para ajudar todas as pessoas que sofrem com acidúria orgânica 3 hidroxi 3 metilglutárica (3HMG)" explica.
A apresentação do livro será feita pela Professora Doutora Elisa Leão, médica especialista em doenças metabólicas no Hospital de S. João, no Porto, e docente universitária que abordará a complexidade desta doença.
Estará presente no lançamento do livro uma equipa médica de especialistas de renome nacional e internacional ligada às doenças de foro metabólico.
A iniciativa insere-se no Ano Municipal da Juventude, instituído em 2016, pelo atual Executivo Municipal.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, "o Executivo Camarário tem tido a preocupação de ajudar a descobrir novos talentos no nosso concelho, nas mais diversas vertentes da arte e do saber, e de alavancar iniciativas de jovens que resolvem escrever as suas experiências de vida".
"São histórias como esta que nos desafiam a compreender a vida e a superar obstáculos que julgamos intransponíveis" frisa Humberto Brito.
CM Paços de Ferreira