Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

JS de Penafiel debate a Violência de Género, Doméstica e no Namoro

2 (1).jpg

A Juventude Socialista de Penafiel apresentou mais uma iniciativa com grande relevo social, um debate sobre a Violência de Género, Doméstica e no Namoro, denominada como “As Cicatrizes do Medo”.

As Cicatrizes do Medo”, teve palco na Junta de Freguesia de Cabeça Santa, no dia 12 de janeiro e contou com duas oradoras, Margarida Pacheco, investigadora da UMAR (Unidade de Mulheres Alternativa e Resposta) e Filomena Pereira, advogada e membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco em Penafiel.

Margarida Pacheco referiu que a resposta fundamental na luta contra a violência doméstica e de género é “prevenir antes de acontecer”. Tornou consciente que, para esta prevenção acontecer é importante incutir desde cedo nos jovens os valores essenciais, como uma boa educação, trabalhar em certas questões, nomeadamente os estereótipos e o preconceito existentes na sociedade atual.

Filomena Pereira, advogada e com um papel de destaque neste tema, na cidade de Penafiel, enquanto membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, reforçou o papel importante que a educação nas escolas neste tema, nomeadamente, quando o assunto a ser discutido é a violência de género, doméstica e no namoro. A advogada afirma que, o tema Violência Doméstica já está a ser abordado de forma eloquente no meio escolar, mas que tudo “depende dos jovens, da educação e da formação que eles vão tendo”.

É neste tipo de atividades que a Juventude Socialista de Penafiel procura tocar e sensibilizar, de forma a contornar os erros que se vão cometendo ao longos dos anos, e que a sociedade deixa passar. Não passou despercebida a intenção da Juventude Socialista de Penafiel, focar este tipo de iniciativas descentralizadas de forma a promover, em espaço aberto, mais debates com diferentes focos e perspetivas.

JS Penafiel