Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada assinalou Dia Mundial da Diabetes

Autarquia e UCC promovem atividades para comunidade

 

Na passada sexta-feira, dia 21 de novembro, a Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) Lousada, conjuntamente com a Câmara Municipal de Lousada, juntou cerca de 80 crianças e adultos para construírem o símbolo da Diabetes no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. A doença afeta cerca de 1 milhão de portugueses.

A data oficial desta comemoração é lembrada a 14 de novembro, mas devido às condições meteorológicas somente na sexta-feira foi possível assinalar a efeméride.

Estiveram presentes no Parque Urbano cerca de 80 pessoas que formaram um círculo humano enfeitado com balões azuis. Para além do público em geral, a atividade contou ainda com a participação das crianças do jardim-de-infância de Silvares, do Agrupamento de Escolas de Lousada.

Esta foi a forma original encontrada para assinalar este dia, através da composição do símbolo da Diabetes, adotado em 2006, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a Diabetes e chamar a atenção do público geral para a sua importância.

A Diabetes é uma doença metabólica caraterizada pelo aumento anormal da glicose no sangue. Segundo o relatório emitido pelo Observatório da Diabetes, a doença afeta cerca de 1 milhão de portugueses com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos. Estima-se, ainda, que cerca de 7,3% da população esteja diagnosticada com Diabetes e que 5,7% ainda não esteja diagnosticada, o que perfaz uma prevalência total da Diabetes de 13%.

De referir ainda que os homens são mais afetados que as mulheres e que a prevalência da Diabetes aumenta com a idade: mais de um quarto das pessoas entre os 60 e os 79 anos tem Diabetes.

 

CM Lousada

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.