Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Ministro da Educação visita Escola Básica de Cristelos

Ministro da Educação em Lousada2.JPGCom a objetivo de assinalar o final do primeiro período deste ano letivo, o Ministro da Educação, Prof. Doutor Tiago Brandão Rodrigues, visitou hoje equipamentos escolares em Lousada.

Na visita à Escola Básica de Cristelos os mais novos conversaram com o Ministro que assistiu à apresentação de canções e de teatralizações alusivas à época natalícia.

Esta visita permite ver o trabalho sólido a nível pedagógico realizado pela comunidade escolar coadjuvado pela Câmara Municipal. Lousada é um concelho de referência no que se refere à educação. As apostas feitas nesta área e que passam pela promoção da literacia e da matemática demostram o interesse da autarquia e da comunidade educativa. As infraestruturas são igualmente muito importantes e também a esse nível verifica-se um enorme desenvolvimento”- palavras do Ministro do Educação que enfatizou ainda a assinatura de acordos de cooperação com a autarquia que vão permitir a requalificação de quatros escolas.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, deu a conhecer alguns dos projetos educativos desenvolvidos pelo Município em estreita articulação com a comunidade educativa.

De acordo com o autarca “a Câmara de Lousada, há vários anos, elegeu a educação como um dos pilares fundamentais de intervenção. Temos sempre procurado dar as melhores respostas aos anseios da comunidade educativa. Exemplo disso são vários projetos desenvolvidos ao longo dos anos destacando um dos mais recentes de promoção da leitura com a oferta de duas obras literárias aos alunos escritas em exclusivo para Lousada e ainda apoio à promoção da matemática com a construção de um jogo de tabuleiro que potencia o raciocínio e os conhecimentos sobre a história do concelho.”

A deslocação do Ministro da Educação a Lousada incluiu ainda a assinatura de acordos de colaboração tendo em vista a realização de obras de beneficiação em quatro escolas.

Para a Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei) e para as Escolas Básicas e Secundárias de Lousada Oeste (Nevogilde) e Norte (Lustosa), as obras de beneficiação das instalações têm um custo total aproximado de duzentos e sessenta e quatro mil euros.

O valor da intervenção de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica de Lousada Centro ultrapassa um milhão e cento e setenta mil euros.

Este investimento é suportado em 85% por verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020, sendo a comparticipação nacional assumida pelo Ministério da Educação e pelo Município de Lousada.

CM Lousada