Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Propostas do Orçamento Participativo em votação

OPJ.jpgDecorre a votação das propostas selecionadas para o Orçamento Participativo Jovem até ao dia 31 de dezembro, pelo terceiro ano consecutivo. Das 19 propostas apresentadas, uma dezena reúne as condições definidas no regulamento para serem colocadas à consideração da população.

A apresentação do projeto vencedor está prevista para 6 de janeiro do próximo ano.

Para aceder ao formulário de votação, bem como obter informações adicionais sobre cada um dos projetos a concurso, deve ser consultado o sitio de internet do Município em http://www.cm-lousada.pt/pt/orcamento-participativo-jovem.

Para a concretização da proposta vencedora o Município de Lousada inscreveu no Plano e Orçamento para o próximo ano uma verba que tem como limite máximo 25 mil euros.

Na primeira edição do OPJ, em 2014, venceu a proposta VILA - Festival da Juventude. A segunda edição teve como proposta vencedora a “Renovação do Canil Municipal”. Este é um projeto que se encontra em fase de construção, estando a conclusão prevista a curto prazo.

 

12 Propostas em votação até 31 de dezembro

Banco de jardim com capacidade para carregar equipamentos eletrónicos através de energia solar” – esta é a designação de uma das propostas caraterizada como “ideia inovadora que pode ser utilizada por qualquer pessoas e que serve também de peça de decoração e de iluminação”.

A proposta de “Construção de estúdios para a gravação e edição de vídeos” pretende proporcionar jovens de Lousada um espaço adequado para gravações com qualidade, permitindo a concretização de ideias produtivas.

A “Criação de uma sala de recursos multimédia” é um projeto apresentado por alunos da Escola Básica Lousada Este que pretendem criar um espaço de recursos próprios.

Criação do Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mezio – Moinho da Devesa 1(Nevogilde)”é outro projeto que propõe a recuperação integral de um moinho de água e envolvente convertendo-o num espaço de interpretação ambiental e patrimonial.

O projeto “Espaço Juventude”, pensado para funcionar no edifício da antiga Escola Primária do Cruzeiro em Nespereira, tem como finalidade criar uma infraestrutura descentralizada que promova atividades que envolvam a juventude.

O projeto “Kartings de Lousada KLSD” propõe-se levar a cabo a criação de postos de "base" com colocação estratégica, em pontos da Vila ou junto aos monumentos mais procurados pelos visitantes, de kartings a pedal individuais ou para famílias em percursos pré definidos.

A “Loja Solidária” é a designação de uma outra proposta apresentada e consiste na criação de uma “Loja Solidária”, a funcionar na Escola Básica e Secundária Lousada Norte e na Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, em Nogueira.

A “Pintura das linhas dos campos de jogos do exterior da escola” é a uma outra proposta que pretende recuperar o espaço exterior que os alunos utilizam nas aulas de educação física e no recreio.

O projeto “Radical Park” que tem como principal missão incentivar a construção de um skatepark, com um local de diversão vocacionado para a prática de SKATE, BMX e outros desportos similares, promovendo o convívio entre famílias e amigos.

A “Requalificação de Fontenários e Lavadouros Públicos em Sousela” tem como propósito “conseguir uma intervenção na melhoria de diversos fontanários/fontes públicas e lavadouros históricos”.

Uma outra proposta apresentada passa pela Requalificação do Castro de S. Domingos com a “implementação de um parque de merendas, um possível centro de interpretação arqueológico ou "placards" informativos, uma estação meteorológica, contentores de compostagem e um café/bar”.

Criar um conjunto de intervenções de Street Art, um pouco por todo o concelho, previamente debatida com intervenientes locais, mas executada por profissionais devidamente reconhecidos” é a proposta que tem como tema “Street Art Lousada”.

CM Lousada