Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Ministro da Educação e Ciência inaugurou ISCE Douro em Penafiel

DSC_0615.jpg

 A cerimónia de inauguração do ISCE Douro decorreu no dia 20 de Junho nas instalações do instituto e contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes e do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel: “Este é um dia muito feliz para Penafiel e para todos os Penafidelense. Hoje temos uma escola do Ensino Superior a abrir portas, e com sede no nosso Concelho. O ISCE DOURO apresenta uma oferta formativa pensada para a região do Tâmega e Sousa e para as suas necessidades. Esta instituição será mais um fator importante para a dinamização e progresso do nosso território. Esta é uma aposta clara do Município pois acreditamos na capacidade de evolução e crescimento das instituições de Ensino Superior nesta região do Tâmega e Sousa.

Recorde-se que Penafiel já teve Magistério Primário, entre 1972 e 1989, encerrado na consequência da reforma na área da educação e, no início da década de 90, uma delegação da universidade Portucalense que haveria de encerrar no final dessa década.

Para Mário Gandra, Presidente do ISCE Douro: “Neste momento histórico para a instituição e para toda a PEDAGO, é justo e necessário salientar o papel determinante da Câmara Municipal de Penafiel, que tornou possível o funcionamento da nova instituição cedendo as magnificas instalações onde agora nos encontramos, e criou as condições necessárias para que nelas se materialize uma educação superior de qualidade e que possa responder aos desafios exigidos nos tempos contemporâneos

O ISCE DOURO é uma instituição de ensino superior inserida no sub-sistema politécnico, que se dedica à formação e investigação nas áreas das Artes, Desporto, Educação, Multimédia e Turismo.

Para Ricardo Martins, Representante da Pedago, entidade instituidora do ISCE Douro “Este foi um caminho iniciado com pouco crentes, mas com o apoio incondicional de duas pessoas, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e do ex-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos. Queria realçar o carinho com que todo o executivo autárquico nos tem presenteado. Fazem-nos sentir bem-vindos e úteis. Fica o nosso compromisso de que tudo faremos para merecer este voto de confiança.

É uma aposta de presente e futuro do Grupo Pedago, um dos maiores e mais antigos Grupos de Ensino Privado do País, e desde o início acompanhada e apoiada pela Câmara Municipal de Penafiel, com a qual foi estabelecida uma produtiva parceria de cooperação.

Para Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência: “É um grande prazer estar presente e poder testemunhar a abertura de uma instituição de Ensino Superior que é algo que continua a fazer falta ao nosso país. É essencial que as instituições de Ensino Superior criem ligações às regiões e que estejam preocupadas com as necessidades dos jovens. O ISCE Douro é um exemplo a seguir por promover uma grande proximidade aos Municípios, como é o caso de Penafiel. Esta ligação às autarquias é fundamental para o sucesso das instituições, para que possam ser bem-sucedidas e para que consigam criar as condições necessárias para promover um ensino qualificado e de qualidade aos jovens da região.

A opção pela denominação de ISCE Douro assentou numa visão estratégica que considera a existência de múltiplas necessidades de formação superior nas áreas de intervenção referidas, em toda a ampla região do Douro, designadamente no território do Tâmega e Sousa.

 

CM Penafiel