Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Monografia e Guia da Rota do Românico apresentados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

A Rota do Românico vai estar em destaque na XIV Semana de História de Arte, que se realiza de 13 a 17 deste mês, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a apresentação do novo Guia e da monografia Rota do Românico.

 

A sessão de apresentação está agendada para o primeiro dia do evento, segunda-feira, dia 13, pelas 17.00 horas, na Sala 201, e contará com a presença de Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico, e de Lúcia Rosas, coordenadora científica das publicações e professora catedrática daquela instituição de ensino universitário.

 

A monografia Rota do Românico trata-se de uma publicação científica, em dois volumes, e que dá continuidade à monografia editada em 2008, sob o título Românico do Vale do Sousa. Esta edição assume um papel de relevo na divulgação da história e da arte dos 34 novos monumentos românicos, que integraram a Rota do Românico desde 2010, mas assume também uma função complementar ao disponibilizar novos dados históricos dos concelhos que passaram a integrar o projeto: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

 

Embora o enfoque seja colocado nos monumentos que resultaram do alargamento da Rota do Românico aos concelhos do Baixo Tâmega e do Douro Sul, foram aqui também incluídos os três elementos patrimoniais que, embora localizados em concelhos do Vale do Sousa, pela sua importância arquitetónica e histórica, foram também integrados em 2010.

 

No novo Guia da Rota do Românico, que vem substituir a publicação anterior, editada em 2008, podemos encontrar uma vasta informação sobre a Rota do Românico e os 58 monumentos que a integram, mas também sobre a oferta turística – pontos de interesse, eventos, experiências, gastronomia, restauração, alojamento – dos 12 municípios que constituem o seu território de influência.

 

 

Cláudia Costa

Dinamização Turística e Cultural

Planeamento e Comunicação

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.