Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Paredes: Assinatura de Protocolo coloca instalações ao serviço da população

Assinatura_Protocolo_Aguiar_Sousa (2).JPG

A Câmara Municipal de Paredes e a Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa assinaram, este sábado, 27 de fevereiro de 2016, um protocolo que estabelece os termos de funcionamento e de utilização do Centro de Interpretação da Senhora do Salto. A cerimónia realizou-se no Centro de Interpretação em Aguiar de Sousa.

A formalização deste protocolo permite que a Junta de Freguesia passe a gerir este centro e é nosso desejo que seja utilizado pelas instituições locais, que esteja ao serviço da população”, afirma Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Por seu turno, Luís Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, salienta: “É com satisfação que assinamos o protocolo que nos permite utilizar este centro e possibilitará que desenvolvamos muitas atividades para dinamizar este local que considero o mais belo do concelho de Paredes”.

O Município de Paredes requalificou o Parque da Senhora do Salto no âmbito de uma candidatura do Programa Operacional Regional do Norte. Para dotar este parque natural regional, classificado pela rede Natura 2000, de condições de visita e interpretação, foi criado no local o Centro de Interpretação da Senhora do Salto.

Como o Centro de Interpretação tem como principal objetivo o enquadramento dos visitantes, grande parte proveniente das escolas de todo País, e que é necessário salvaguardar a sua manutenção, o Município de Paredes considera que a Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa é a entidade com maior aptidão para o auxiliar na gestão do espaço, daí a celebração do protocolo.

 

Desafio às escolas

Durante a cerimónia, Celso Ferreira aproveitou também para realçar que o Centro de Interpretação da Senhora do Salto é o quinto criado pelo atual Executivo da Câmara Municipal de Paredes, depois do Centro de Interpretação das Minas e Banjas (Sobreira), do CESAR – Centro de Educação e Sensibilização Ambiental e Rural (Vila Cova de Carros), do Centro de Interpretação da Rota dos Românico e do Centro de Interpretação do Circuito de Arte Pública (ambos em Paredes). Deixou ainda o desafio para a organização de visitas de estudo das escolas aos referidos Centros.

CM Paredes