Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Penafiel: Clínica Nuno Mendes avalia gratuitamente o Risco Cardiovascular

Para lembrar o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se assinala a 29 de outubro, a Clínica Nuno Mendes de Penafiel, vai promover, nessa data, uma sessão de rastreios gratuitos em que será avaliado o risco cardiovascular.

Sob o mote "O melhor tratamento será sempre a prevenção", trata-se de uma iniciativa multidisciplinar com rastreios que incluem avaliações realizadas pelas equipas de Enfermagem e Cardiologia do referido grupo de saúde.

O evento visa alertar a comunidade para a problemática das doenças cardiovasculares e contribuir para a aquisição de hábitos de vida saudáveis por parte da população.

De acordo com números de 2015, do Instituto Nacional de Estatística, as doenças do aparelho circulatório foram a principal causa básica de morte em Portugal, representando 29,5% da mortalidade total ocorrida no país.

Só os acidentes vasculares cerebrais representaram 11,5% do total de óbitos a nível nacional.

 

Rastreio inclui realização de eletrocardiograma”

O rastreio, que irá decorrer nas instalações das Clínicas Nuno Mendes, na Zona Industrial I de Penafiel, contemplará a avaliação do risco cardiovascular mediante um questionário validado pelas entidades de saúde, monitorizando alguns dos fatores desencadeantes do risco de AVC.

Pressão Arterial, Índice de Massa Corporal, Glicemia Capilar, Estilo de Vida, serão alguns dos parâmetros a avaliar durante o rastreio.

A realização de eletrocardiogramas também fará parte da ação proposta pelas Clínicas Nuno Mendes, uma vez que a deteção precoce de arritmias, fibrilhação auricular ou outras alterações cardíacas poderão estar na base de eventos cerebrocardiovasculares.

Como mera simbologia para a adoção de uma alimentação saudável irão, ainda, ser oferecidas peças de fruta e garrafas de água.

Os rastreios, gratuitos, irão decorrer entre as 14 e as 18 horas, estando sujeitos a marcação prévia através dos números 255 098 647 ou 916 315 247.

Clínica Nuno Mendes