Projeto “Plantar Lousada” mobiliza população
No âmbito do projeto ‘Plantar Lousada’, que objetiva plantar 10 mil árvores no concelho até ao final do próximo ano. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Lousada associou-se à Associação BioLiving e com os voluntários da VO.U. - Associação de Voluntariado Universitário, no passado sábado, foram plantadas 400 árvores em Silvares. Carvalhos-alvarinho, pilriteiros, azevinhos, liquidâmbares, tulipeiros-da-virgínia e cedros-do-atlas são apenas alguns exemplos das espécies plantadas para arborizar dois taludes que necessitavam de intervenção ecológica e paisagística.
No total, foram intervencionados 1.5 hectares que cumprem agora importantes serviços dos ecossistemas, com benefícios nomeadamente ao nível da prevenção da erosão, regulação hídrica e promoção da biodiversidade. Adicionalmente, foram recolhidos 600 litros de lixo.
O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, deixa uma mensagem de “agradecimento a todos os voluntários que participaram nesta atividade, deixando ainda o convite a todos os munícipes a juntar-se a nós nas próximas ações de plantação, cujas datas serão brevemente anunciadas”.
A próxima atividade da iniciativa “Plantar Lousada” está agendada para o dia 10 de dezembro. Em 2017 estão já agendadas datas para novas plantações, que vão realizar-se nos dias 7 e 21 de janeiro, 4 e 19 de fevereiro e 4 de março.
Para informações adicionais e inscrições deve ser consultado o site http://www.cm-lousada.pt/pt/biolousada.
CM Lousada