Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Rota do Românico no encerramento do projeto e-CREATE na Alemanha

 

A Rota do Românico está hoje, dia 11, presente na conferência de encerramento do projeto e-CREATE – Rotas Culturais, Empreendedorismo e Promoção das Tecnologias, que se realiza em Magdeburg, na Alemanha.

 

Na sessão, que conta com a presença do Presidente da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, Inácio Ribeiro, e da Diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, vão estar em destaque três dos 13 parceiros envolvidos no projeto – a Rota do Românico, o Ministério do Desenvolvimento Regional e dos Transportes da Alta Saxónia (Alemanha) e a Associação Niverland (França) – com apresentações dedicadas a aplicações para dispositivos móveis no setor do turismo.

 

A par da aplicação mobile da Rota do Românico, a única desenvolvida anteriormente ao projeto e-CREATE e recentemente selecionada para representar Portugal no World Summit Award, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, vão ser ainda apresentadas a “Straße der Romanik App”, uma rota na região alemã da Alta Saxónia que liga 65 cidades e aldeias com 80 monumentos românicos, a “Halberstadt App”, que oferece uma visão turística, mas também empresarial, desta cidade alemã, e a “Naturfreude App”, pensada para os amantes da natureza e da bicicleta.

 

O parceiro francês vai apresentar o software “Toolbox”, uma ferramenta que permitirá aos parceiros do projeto e-CREATE o desenvolvimento de aplicativos móveis para fortalecer o setor do turismo.

 

Ao longo dos últimos três anos, o e-CREATE - Rotas Culturais, Empreendedorismo e Promoção das Tecnologias pretendeu contribuir para a melhoria das políticas de desenvolvimento rural através do reforço da competitividade das empresas de pequena e média dimensão ligadas às atividades turísticas e culturais.

 

Este projeto pretendeu igualmente apoiar os organismos públicos, de nível local e regional, na adoção e promoção de políticas e medidas baseadas nas tecnologias da informação e comunicação e nas ferramentas web.

 

O projeto e-CREATE proporcionou à Rota do Românico múltiplas oportunidades de reflexão e partilha de experiências ricas e diversas, de iniciativa dos diferentes parceiros do projeto, a propósito da importância do uso das novas tecnologias na gestão turística de rotas culturais, na criação de novas áreas de negócio e novas iniciativas empresariais em territórios com forte ligação à ruralidade, na criação de elementos de distinção do produto turístico através da disponibilização de serviços avançados ao turista-visitante.

 

Propiciaram-se momentos de partilha de conhecimentos e de experiências e iniciativas que associam produto turístico e interpretação do património a novas tecnologias, analisando e refletindo sobre casos práticos em desenvolvimento, proporcionando o encontro de agentes das áreas da gestão do património, do turismo e das tecnologias partilhem necessidades e soluções e projetos e iniciativas.

 

Esta aprendizagem coletiva desenvolveu-se no plano interno, para o que muito contribuiu a realização do Workshop “O Turismo Cultural e as Novas Tecnologias” em Tongobriga, Marco de Canaveses, em setembro de 2012 e a participação de um conjunto de entidades da região com experiências em desenvolvimento com base nas tecnologias de informação e comunicação dirigidas à criação de interfaces criativos entre as áreas do turismo e do património.

 

O e-CREATE foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG IVC, e envolveu 13 parceiros de 10 países europeus (Portugal, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia e República Checa), sendo liderado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e dos Transportes da Alta Saxónia, Alemanha.

 

A delegação da Rota do Românico estará, ainda, presente na Assembleia Geral da TRANSROMANICA, que decorrerá amanhã, dia 12, na mesma cidade. Esta é a sétima participação da Rota do Românico numa Assembleia Geral de membros e a primeira desde que a diretora da Rota do Românico passou a integrar o Conselho Executivo desta entidade europeia.

 

 

 

Rota do Românico

11 de setembro de 2014

www.rotadoromanico.com