Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Vespa Asiática com situação controlada em Paredes

Regista-se atualmente, tanto no concelho de Paredes como nos restantes afetados, um aumento dos pedidos de extermínio, e o efetivo extermínio, de ninhos de vespa asiática. Vários são os fatores que contribuem para esta realidade, como a queda outonal das folhas das árvores, que os torna visíveis, mas vários outros fatores contribuem para a proliferação da espécie.

Há, por exemplo, pessoas que disparam tiros de caçadeira contra os ninhos ou que derrubam árvores durante o dia, quando as vespas estão no exterior, o que não destrói a comunidade, apenas faz com que construa novos ninhos nas imediações, disseminando-os.

A Proteção Civil de Paredes têm todavia procedido a um aturado e contínuo trabalho de extermínio dos ninhos, tendo a situação controlada, com 78,5 por cento das ocorrências resolvidas: dos 214 ninhos assinalados até agora, em 2016, foram já exterminados 168 (consultar anexo “dados_2016.docx”).

As prioridades do extermínio dos vespeiros são naturalmente as escolas, as casas e as zonas habitacionais e urbanas e, dos casos não resolvidos, alguns são-no pela dificuldade de acesso aos ninhos. Em Paredes, o crescimento da vespa asiática tem sido exponencial desde o primeiro avistamento: 11 situações identificadas e resolvidas, em 2014, e 126 ninhos exterminados em 2015.

 

Sobre a vespa asiática

A vespa asiática ou velutina, nativa do sudeste asiático, chegou a França, há 12 anos e constitui uma ameaça para a agricultura e para a biodiversidade europeias. O primeiro caso em Portugal foi detetado em Viana do Castelo, em 2011, dando-se a sua rápida expansão geográfica e demográfica.

O Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa prevê que as autarquias fiquem responsáveis pela resolução do problema, sem todavia fornecer recursos financeiros nem técnicos para o efeito nem definir uma estratégia de ação clara.

CM Paredes